sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Setor Pedro Ludovico



Bienvenido

Introdução

Nesse trabalho e desenvolvido a história do setor Pedro Ludovico,explicando um pouco mais aprofundado sobre o setor,fazendo com que você entenda sobre a história e o surgimento.

Sumário.

Memória

- Historia do Setor
Pedro Ludovico Teixeira.
- Entrevistas
-Museus
Museu Pedro Ludovico
Fotos do museu Pedro Ludovico
Foto do museu Zoroastra
-Identidade
- Cultura visual
- Memória

Historia do Setor

O Setor Pedro Ludovico é um dos bairros mais antigos de Goiânia,capital de Goiás. Fundado após a divisão da fazenda Macambira, o objetivo de tal era abrigar pessoas de outras regiões do Brasil que não tinha poder aquisitivo para morar no centro ou em campinas.Não tinha infra estrutura.Sua área abrigava a área atual incluindo o bairro marista, que foi desmembrado posteriormente.Conhecido como macambira,recebeu o nome de Pedro Ludovico em homenagem ao fundador de Goiânia Pedro Ludovico.Até 1954,era uma invasão,mas três anos depois começou a urbanização e o assentamento das famílias.O bairro, que se situa na região sul, deu início ao desenvolvimento em 1976 com o terminal de ônibus Isidória. A parti de 1980,passa por uma transformação significativa com melhorias na infra- estrutura e em 1985 ganha asfalto. Hoje o setor é conhecido como uma das áreas mais valorizadas da capital.

Pedro Ludovico Teixeira.

Pedro Ludovico Foi um político brasileiro natural de Goiás, que faleceu no finalzinho de 1979 com problema cardíaco, faleceu aos 88 anos de idade.Pedro Ludovico foi preso em 24 de outubro de 1930,quando ouve a revolução da capital de cidade de Goiás.Durante o percurso chegou a notícia de vitória de revolução.Ele chegou ao seu destino como vencedor e não mais com como prisioneiro.Governou o Estado por cinco períodos,o construtor de Goiânia lutou pela construção de Brasília, defendeu as reformas sociais e o voto de analfabetos.Foi senador eleito em três mandatos. A intenção do fundador era transferir a capital era impulsionar a ocupação de Goiás,direcionando os excedentes populacionais para espaços demográficos vazios.Em frente ao Palácio das Esmeraldas encontra-se uma estatua que foi feita em homenagem ao fundador

de Goiânia Pedro Ludovico.




Entrevistas

O vídeo gravado não funcionou no computador dela.


-Museus

Museu Pedro Ludovico

Uma casa que retrata tempos antigos e ao mesmo tempo moderno.Algumas modernidade foram feitas por eles na década de 70,tudo na casa era objetos de cristais e porcelana.Dona Gercina Borges Teixeira (natural de Rio Verde) esposa do Pedro Ludovico,em 1937 recebeu um presente um jogo de talheres das pioneiras de Goiânia primeiras mulheres a chegar em Goiânia um presente com 170 peças todas com as iniciais do nome dela GBT.Dona Gercina Faleceu em 76 com câncer no fígado, e Pedro Ludovico em 79 com problemas cardíacos. Na sala ficou mais de 8.000 livros,não podem ser folheados, mas no fundo da casa está fazendo a biblioteca para atendimento sobre a pesquisa e filiação de Goiânia e Pedro Ludovico.Na casa tem uma mascara moldada alguma horas depois que Pedro Ludovico faleceu,ele faleceu com 88 anos.A casa ficou de 82 a 87 registrando e fazendo tombamento de cada peça em 1987 abriram ao público como museu.

Fotos do museu Pedro Ludovico

Foto do museu Zoroastra



-Identidade

É um dos bairros mais antigos de Goiânia Conhecido como uma das áreas mais valorizadas da capital.

Era conhecido como macambira depois recebeu o nome de Pedro Ludovico em homenagem ao fundador de Goiânia.

Os pontos de referencia mais conhecidos são Shopping mil um shopping Empresarial, Estádio Hailé Pinheiro, Mercado Municipal Pedro Ludovico,Novo Hugo e Parque Areião.

- Cultura visual

Foto do Setor


Fotos de Goiânia

Cultura 
Teatro Goiânia, inaugurado em 12 de junho de 1942, é o mais tradicional espaço cultural de Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás.Trata-se do estilo Art decó


Religião 
Matriz de Campinas


Arquitetura 
estilo Art’ décor feita Palácio das Esmeraldas




Conclusão

O setor Pedro Ludovico se expandiu geograficamente com o crescimento de Goiânia. É um dos bairros mais antigos de Goiânia, o objetivo desse setor era abrigar os moradores que não tinha poder aquisitivo de morar

em Goiânia. O setor recebeu o nome de Pedro Ludovico em homenagem ao fundador de Goiânia (Pedro Ludovico). O desenvolvimento começa a parti de 1976. Hoje e uma das áreas mas valorizadas da capital.

Desenvolvimento.

Nesse trabalho foi desenvolvido a história do setor Pedro Ludovico fazendo as pessoas entenderem mais sobre a história setor e sobre o desenvolvimento.

Relatório.

As pesquisas foram realizadas pelas alunas Diana Kelly, Fernanda Siqueira e Karine Fernandes, as perguntas as alunas Karine Fernandes,Diana,Fernanda e Sania fizeram menos a aluna Artemizia que não realizou as perguntas e a pesquisa e não foi aos museus. O trabalho foi digitado pela aluna Karine fernandes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário