sábado, 10 de novembro de 2012

Jardim Goiás

Bienvenido a nuestro trabajo.
Conozca un poco más sobre el sector Jardim Goiás!

Introdução

Neste trabalho iremos ver sobre a história de um dos setores mais arborizados de Goiânia,e que vem se desenvolvendo a cada dia mais,nos setores:comercial e populacional.



História


Antes de ser Jardim Goiás,a área que hoje compreende o bairro era parte de uma fazenda que travessava a BR-153 e se estendia ainda muito à frete rumo a cidade de Bela Vista.A propriedade era de um homem que depois ficaria conhecido na história de Goiânia por vários empreendimentos na região:Lourival Louza. Parcelado junto com a maioria dos bairros da capital,na década de 50,não foi só pelo destino e pela localização que o Jardim Goiás se tornou o que é hoje.A visão  a empreendedora do proprietário contribuiu e muito,paro o bairro se tornar um dos metros quadrados mais caros de Goiânia.

   A urbanista e professora da UFG,Adriana Mara de Oliveira,estudou a história do Jardim Goiás e conta que o bairro teve um projeto diferenciado dos demais parcelados na mesma época. Louza encomendou o projeto a um arquiteto paulista chamado Roberto Magno Ribeiro,que se baseou no conceito de cidade jardim,propondo ruas sinuosas e valorizando a arborização.E isso foi só o começo.Provavelmente prevendo o crescimento gradual da cidade ,o loteamento colocou os lotes à venda aos poucos e reservou para ele mesmo,grades terrenos,cujo o destino o próprio Louza poderia definir.Outra urbanista,Alda Torreal,que também estudou a história do bairro para a dissertação de mestrado,é outra que acredita que foi a visão futurista de Lourival Louza que fez a diferença no Jardim Goiás.
   Mas o empreendedor não apenas reservou áreas para uso futuro.Segundo as pesquisas de Adriana Mara,logo o espírito empreendedor de Lourival Louza se manifestou novamente e ele começou a negociar ou firmar parcerias com o poder público para levar equipamentos públicos para esse vazios,como o Estádio Serra Dourada e o Autódromo Internacional de Goiânia.Essas iniciativas acabaram induzindo a ocupação e valorizando o bairro.
   Segundo Alda Torrel,ainda na década de 70,o proprietário do loteamento teve ainda uma outra idéia,quase que genial e que talvez tenha sido o grande indutor de desenvolvimento de toda a região.Ele conheceu o conceito de Shopping Center e construiu no bairro,o primeiro e até hoje,o maior shopping de Goiás,o Flamboyant Shopping Center.
   Com todos esses equipamentos que chegaram ao bairro,o Jardim Goiás foi se tornando uma das áreas mais valorizadas de Goiânia.Porém existem partes dentro do bairro que tiveram um processo de ocupação completamente diferente:as áreas de posse que até hoje resistem e fazem parte da paisagem do Jardim Goiás.
   A professora Adriana Mara explica que as áreas de posse oram ocupadas antes mesmo da ocupação das áreas consideradas “legais”por trabalhadores que não tinham como adquirir um lote nos parcelamentos legalizados.Muitos vieram para construir o Estádio Serra Dourada e ficaram até hoje.
   Segundo moradores,cada uma das ocupações irregulares tem uma história diferente.Algumas já foram regularizadas,famílias foram removidas e muitas seguem ainda sem a segurança de um documento de escritura.
   Quando às áreas regulares ocupadas pelas classes A e B,foi apenas nos últimos dez anos que o processo de ocupação do bairro se intensificou.Uma da últimas negociações feitas por Lourival Louza com o poder publico foi a doação da área para a construção do Parque Flamboyant,em 2002.E a partir da construção do parque e da inauguração em 2007 as imediações foram todas invadidas,mas dessa vez por empreendimento verticais de alto padrão.E a despeito do padrão e do valor dos empreendimentos,as urbanistas alertam:a verticalização exacerbada do bairro,principalmente em volta do parque trará problemas sérios para a cidade,como a saturação do trânsito.



Identidade

O Jardim Goiás é um dos bairros mais privilegiados de Goiânia,pois possui uma área de comércio muito extensa,exemplos:
*Possui o mais Shopping Center de todo o Estado de Goiás,Shopping Flamboyant.
*Grandes supermercados como Carrefour e Walmart.
*Possui uma grande loja de materiais para construção conhecido como Tend Tudo Shopping.
O Jardim Goiás também tem grandes áreas para lazer como:
*Parque Flamboyant
*Goiânia Arena
*Estádio Serra Dourada.
Classe Social Predominante:
*Classe média alta.
Estrutura do Setor:
Possui muitos prédios prontos e em construção,no centro do Jardim Goiás não há casas.

Entrevistas



Fotos do setor









Foto antiga do setor



Mapas do setor




Mosaico fotos de Goiânia
Trabalho: Filosofia





Alunas: Cássia Cristina,Patrícia Karoline,Daniella Rocha,Beatriz Princesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário