sexta-feira, 2 de novembro de 2012

História do Setor Central

Bienvenido, la historia del sector central


Introdução



Este trabalho trata da expansão urbana e do crescimento das atividades comerciais do setor central, buscando apreender suas

relações com o desenvolvimento de Goiânia, localizado em seu núcleo central, desde as iniciativas pioneiras até os dias de hoje. Partindo do entendimento de que o espaço urbano é produto de relações sociais historicamente determinadas, foi definida, como área objeto do estudo, uma porção do espaço urbano insular da capital de Goiânia, correspondente ao seu centro histórico, cuja organização espacial passa por um acelerado processo de transformação. O desenvolvimento da pesquisa impôs a definição de um referencial teórico apropriado ao entendimento da expansão urbana e turística, de modo a favorecer a apreensão da totalidade dos elementos naturais e humanos definidores da realidade investigada. 


Sumario

* Memória
- História de setor
- Imagens antigas do setor
- Vídeo
- Fotos dos museus
- Mosaico de Filosofia
- Entrevistas
* Identidade
* Fotos do setor



Setor Central é o núcleo de povoamento a partir do qual a cidade se desenvolveu e expandiu. A configuração urbanística do Centro, bem como o traçado das suas ruas, seguiu o plano piloto elaborado pelo arquiteto Attilio Corrêa Lima (1933-1935). A sua paisagem urbana é marcada pela existência de um grande número de edificações. A maioria destas é formada por prédios baixos, muitos dos quais contam com fachada em estilo art-déco, juntamente com as suas ruas estreitas onde passam um grande número de ônibus que ligam a todos os bairros. 

No Centro situam-se o Palácio das Esmeraldas - sede do Governo do Estado de Goiás e residência oficial do governadores -, o Centro de Cultura e Convenções, o Teatro Goiânia e o Parque de Diversões Mutirama. Além disso, localizam-se no bairro inúmeras repartições públicas federais, estaduais e municipais. 
O bairro conta com dois mercados públicos, o Mercado Popular e o Mercado Central. O Mercado Popular foi construído em 1952 na região então denominada Bairro Popular - que seria incorporada ao Setor Central alguns anos mais tarde. Já o Mercado Central é considerado o mais antigo mercado de Goiânia, tendo sido construído na década de 1950 na Avenida Anhanguera.  
O Centro de Goiânia foi o cenário onde se sucederam eventos que concorreram para o acidente radioativo de setembro de 1987. Por causa da decorrente contaminação por partículas do radioisótopo Césio-137, dezenas de pessoas morreram, e outras centenas tiveram a saúde seriamente afetada.


Fotos antigas do setor

1. Avenida Anhanguera 



A Avenida Anhanguera é uma das principais artérias da cidade que liga a Região Oeste da cidade com a Região Leste. Esta ligação é feita pelas pistas para os carros comuns e também pela linha exclusiva para os ônibus.


2. Teatro Goiânia 




O Teatro Goiânia é o mais tradicional espaço cultural de Goiânia. Inaugurado em 12 de junho de 1942, ele integra o conjunto arquitetônico de estilo art decó projetado pelo arquiteto Jorge Félix. Sua construção teve início em 1940. O Teatro fica na Avenida Tocantins com Avenida Anhangüera, Setor Central.


3. Praça Cívica 



Vista aérea da Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira que é considerada o marco inicial da construção de Goiânia construída em 1933 e da Avenida Goiás que foi uma das primeiras avenidas a serem construídas em Goiânia. Atualmente, ela é uma das principais vias públicas da cidade. Inicia-se na Praça Cívica, estendendo-se até a Avenida Nerópolis, na região noroeste. A Avenida Goiás define o eixo norte/sul.


4. Praça do Bandeirante 



No dia 9 de novembro de 1942 foi inaugurado o Monumento ao Bandeirante. A escultura em bronze possui 3,5 metros de altura e está localizada na Praça Atílio Correia Lima - antiga Praça do Bandeirante, no cruzamento das Avenidas Goiás e Anhanguera, Setor Central.


5. Palácio das Esmeraldas 






O Palácio das Esmeraldas é a sede oficial do governador de Goiás desde 1933. Ele é chamado por este nome por sua fachada ser em cor verde-esmeralda, dando a impresão de que todo o palácio é feito por pedras de Esmeraldas.


6. Centro de Goiânia 




Boa parte das primeiras edificações de grande porte do centro de Goiânia foi construída no estilo art déco, entre as décadas de 1940 e 1950. Em 1950, a cidade já superava as expectativas demográficas da época da sua construção. Na foto original o cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Paranaíba ainda sendo construídas.



7. Avenida Universitária - Antiga Rua 10 



Conhecida como Rua 10 a avenida dá acesso a universidades e é onde se localiza a Catedral Metropolitana de Goiânia.



8. Avenida Tocantins 



A Avenida Tocantins compõe a perspectiva da funcionalidade das três avenidas mais importantes de Goiânia, no Centro da cidade - Goiás, Araguaia e Tocantins – que convergem para a sede do governo, na Praça Cívica, e que confluem para a parte mais elevada da capital. 



Entrevista 



Vídeo



Fotos tiradas pelos alunos no museu da Ufg e do Pedro Ludovico Teixeira‏



Filosofia

 Identidade

A identidade cultural do setor central é muito vasta, pois tem praticamente tudo que você procura. No setor central você encontra ocine cultura, o teatro Goiânia  o mercado central e o popular , o mutirama e muitos outros. A historia do setor ja diz muito a respeito de sua identidade cultural das chegada dos primeiros hippis , e a retirada deles do setor . O setor central é palco para diversas culturas como a dos rockeiros, homossexuais/ lésbicas, diversas personalidades que se contrapõem em sua vasta historia e cultura.


Grupo: Diego Fernandes, Lucas dos Santos, Luíz Felipe Melo, Mateus Mesquita, Walysson Sousa e Alex

Nenhum comentário:

Postar um comentário